sábado, 25 de janeiro de 2014

Gavião (Accipter nisus) #1

Nos próximos dias vou publicar uma série de fotos que fiz do Gavião (Accipter nisus) após uma caçada. As fotos foram feitas em Vila Nova de Famalicão em Junho de 2013 nos terrenos do amigo Tomás Martins.




Esta pequena ave de rapina vive em zonas florestadas densas onde procura as suas presas na densa folhagem, voando habilmente por entre esta. Por este motivo, muitas observações de gavião duram apenas alguns instantes, até a ave desaparecer novamente na mata.

Identificação
Bastante semelhante ao açor, o gavião tem menores dimensões, sendo uma das mais pequenas aves de rapina diurnas da nossa avifauna. O macho exibe uma tonalidade rosa no peito e abdómen, que está ausente no açor. O macho e a fêmea, tal como no açor, exibem notórias diferenças de dimensão, sendo a fêmea significativamente maior. A cauda proporcionalmente mais comprida que o seu congénere permite também separar as duas espécies. Em comum possuem as barras horizontais das partes inferiores, barras na cauda e uma tonalidade cinzento-prateada no dorso, bico curto e robusto e patas longas.

Onde observar
Devido à sua distribuição, os locais mais favoráveis à observação do gavião encontram-se na metade norte do país.
Entre Douro e Minho – observa-se na serra da Peneda.
Trás-os-Montes – a serra do Gerês é um dos locais onde é espécie pode ser vista com mais frequência. Outros locais onde é conhecida a sua ocorrência incluem as serras do Alvão e do Larouco e a zona de Miranda do Douro.
Litoral centro –  no litoral centro a espécie pode ser vista com relativa facilidade, por exemplo no Pinhal de Mira assim como nas serras de Aire e Candeeiros. Ocorre igualmente junto ao paul da Madriz e na zona de Estarreja-Salreu.
Beira interior – distribui-se de forma esparsa pela região, podendo ser visto na zona do Sabugal.
Lisboa e Vale do Tejo – pouco abundante na região, pode ser visto com regularidade na serra de Montejunto, na serra de Sintra e na zona de Tomar. Por vezes aparece na lagoa de Albufeira.
Alentejo – pouco frequente no Alentejo, onde ocorre geralmente em densidades baixas, o gavião pode ser visto com maior probabilidade no norte alentejano, nomeadamente na zona de Castelo de Vide e na serra de São Mamede. 
Também é avistado com alguma frequência na zona de Barrancos.
Algarve – durante a época reprodutora o melhor local é a serra do Caldeirão. Durante os meses de Setembro e Outubro o gavião é visto com frequência na região de Sagres e cabo de São Vicente.

Abundância e calendário
Espécie pouco abundante, o gavião é principalmente residente, podendo contudo ver os seus números aumentados durante o Outono e Inverno com a chegada de aves invernantes vindas do norte da Europa. Como nidificante, distribui-se sobretudo pelo norte do país, acompanhando as zonas florestadas. A sul do Tejo tem uma distribuição mais esparsa.
(Fonte: avesdeportugal.info)

Sem comentários:

Enviar um comentário