terça-feira, 22 de março de 2022

Cabra-montesa (Capra pyrenaica)


A cabra-montês é o único caprino silvestre no território português. De tamanho médio, apresenta acentuado dimorfismo sexual que se traduz numa diferença no tamanho e peso corporal, na coloração da pelagem e dimensões dos cornos entre machos e fêmeas.

Os cornos estão presentes nos dois sexos, embora nos machos atinjam comprimento e espessura maiores e sejam mais robustos, medindo entre 45 e 100 cm. Nas fêmeas adultas medem entre 13 e 30 cm e têm um formato mais cilíndrico. As crias não possuem cornos, ou são muito pequenos.


A pelagem varia com a estação. No Verão o pêlo é mais curto e liso com uma coloração mais clara do que no Inverno, em que a pelagem é maior e mais espessa. As fêmeas têm uma coloração castanha acinzentada enquanto os machos possuem uma cor mais escura. Tanto machos como fêmeas exibem manchas negras. Nas fêmeas, apenas ocupam a parte anterior dos membros. Nos machos, estas estendem-se a partir das patas posteriores, pelos flancos até ao dorso do animal e mesmo até à face, tornando-se mais extensas com a idade. Os machos possuem ainda crinas e barbas características. As crias possuem a mesma coloração das fêmeas, se bem que, nos machos juvenis, é possível observar o aparecimento das manchas negras.

Em termos de longevidade, as fêmeas podem chegar a viver 22 anos, enquanto os machos possuem uma longevidade menor, cerca de 15 anos.